Conheça: Oasis

Alguém aí ainda não sabe cantar Wonderwall?
Como meu primeiro post no blog, queria falar de alguma coisa que eu gostasse muito, que  eu gostasse tanto que estivesse o tempo inteiro na minha cabeça. E isso me levou a música, afinal, o que fica mais na sua cabeça que uma música legal (vamos ignorar as músicas chicletes e falar só sobre as que nos impressionam ou coisa assim)? E aí eu pensei que com toda essa coisa de "que banda será que vem para o Rock in Rio 2013, bla bla bla?" seria mais uma deixa para falar de música. Não que essa banda vá estar no festival (mas bem que podia), mas achei que seria legal aprender e comentar (junto com vocês, de preferência) sobre o tema.

 Mesmo fazendo parte da história do rock, ainda tem muita gente que não conhece nada sobre o Oasis. Eu mesma só fui passar a gostar esse ano, por exemplo. E muitos dos que conhecem, talvez nem saibam o quanto essa banda foi importante para as novas bandas (boas) que estão se formando. Por exemplo, Coldplay, The Strokes, Artic Monkeys, Snow Patrol e Maroon 5 são bandas que já citaram o Oasis como influência.
 A banda, que foi formada nos anos 90, deu muito o que falar em 2009 com a saída de Noel Gallagher e sua explicação sobre não aguentar mais um dia sequer com o irmão (e quem não é filho único vai ter que concordar que ele aguentou bastante). Fora essa pequena confusão de família, os brasileiros nunca foram muito de falar da banda (não comparado aos ingleses, que tem os três primeiros lugares de discos mais vendidos no país no nome dos caras) mesmo com oito shows aqui. E dentre eles, uma das apresentações mais importantes:  o Rock in Rio 2001, onde a banda alcançou um público de mais ou menos 200 mil pessoas.
 Embora seja gente para caramba, o Oasis já juntou mais gente em um concerto ao ar livre, na (adivinha?) Inglaterra. Foram 250 mil pessoas cantando junto com Liam Gallagher, fazendo desse o maior concerto ao ar livre da Europa.
 Atualmente, o Oasis não existe mais; o que existe é a Beady Eye, a banda que Liam montou junto com o guitarrista Gem Archer, o baixista Andy Bell e o baterista Chris Sharrock, os antigos membros do Oasis - mas dessa vez, sem seu irmão Noel. A nova banda tem apenas um álbum, mas em sua primeira semana de lançamento, ficou em terceiro lugar (novamente) na Inglaterra.


                          Imagem encontrada no site Violão Brasil. Clique aqui para ser redirecionado.

 
Muitos fizeram covers das músicas da banda, mas o que mais me chamou atenção foi a da cantora Taylor Momsen (que por sinal, terá um post só dela aqui no blog já já) com Wonderwall, lançada pelo Oasis em outubro de 1995. Você pode ver o cover feito pela Taylor clicando aqui (tem até para download!) e compará-lo com o original, neste link. Se gostou de músicas como essa, recomendo que escute "Don't look back in anger"  e "Morning Glory", embora minha favorita seja "Champagne Supernova".


 Stop the Clocks é um álbum dos melhores êxitos banda inglesa Oasis, lançado em 20 de Novembro de 2006.  Noel Gallagher já disse várias vezes que o Oasis só lançaria um CD com os "greatest hits" caso a banda acabasse, porém em uma entrevista com news.com.au em dezembro de 2005, ele disse que a Sony queria lançar o álbum de qualquer maneira e, mesmo contrariado, ele resolveu se envolver no projeto pois, caso contrário, (usando suas palavras) o disco sairia uma "merda". Particularmente, é o meu favorito, juntando os maiores sucessos da banda em 18 músicas separadas em dois discos.


    Você pode fazer o download da discografia completa aqui, 
    mas só se prometer contar o que achou depois!
    Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário